Os valores éticos e sua vida escolar

Algumas escolas valorizam conteúdos, entretanto há outras que possuem uma educação baseada em valores éticos.
Deixe aqui o seu comentário sobre a importância dos valores éticos vivenciados no colégio em que você cursou a Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio) fundamentais na sua formação pessoal e profissional.


Comments

  1. A disciplina aprendida com as atividades propostas pelos CMs (como prática de esportes) traz responsabilidade é dedicação para o cotidiano, diferenciando o rendimento profissional

    ReplyDelete
  2. Minha educação é minha base. Sou a profissional dedicada e disciplinada devido à minha educação. Ser ex-aluna de um CM fez toda a diferença em minha vida. Já sou graduada, pós-graduada, servidora pública. Sou grata aos meus educadores.

    ReplyDelete
  3. Entre os valores éticos vivenciados durante meus estudos no Colégio Militar de Fortaleza incluem a cidadania, a ajuda ao próximo, a ser prestativo, proativo, ter responsabilidade social e consciência ecológica. Foram diversas atividades de campo, extra classes, além de ações beneficentes e de premiação individual e coletiva aos alunos que demonstrassem a prática de tais valores. Lições que levaremos para a vida.

    ReplyDelete
  4. Vejo como essencial! Nesse sentido, a escola ajuda a preencher lacunas deixadas por famílias sem instrução ética e/ou moral. Desse modo, as chances de formar melhores cidadãos é muito maior!

    ReplyDelete
  5. Estudei no Marista de Salvador de 1998 a 2008 e aprendi muito lá. O colégio era católico, mas respeitava as demais religiões e buscava trazer os valores éticos sem basear-se necessariamente no cristianismo.
    O colégio valorizava o respeito o próximo e a caridade, com realização de atividades extracurriculares em comunidades carentes.
    No entanto, o colégio foi negligente por vezes, ignorando casos de racismo, gordofobia e homofobia, o que entendo como incompatível com os ensinamentos passados.

    ReplyDelete
  6. Durante a educação básica, estudei em 5 colégios diferentes, dois deles religiosos. Nos dois que tinham a característica religiosa, fomentavam práticas de afeto, respeito e amor, apesar de serem negligentes em diversos aspectos. Em outros dois, o esporte era bastante valorizado. O que de certa forma, mesmo não participando ativamente, entendi melhor valores como determinação, espirito de equipe e parceria. E por último, em um deles, a sensação de que aquilo ali era uma empresa, era escancarada. Você estava ali apenas para pagar/passar de ano e os professores também não se importavam muito. Uma pena. Todos proporcionaram experiências diferentes e aprendizados que carrego até hoje. A ação de transmitir bons valores deveria ser tão bem aplicada quanto decorar o assunto em uma matéria qualquer.

    ReplyDelete
  7. Estudei no ensino fundamental em um colégio católico e no ensino médio em um colégio conteudista.

    Sobre o primeiro modelo de ensino:
    Hoje quando penso na forma em que os conteúdos relativos à ética, à cidadania eram expostos, vejo como tudo era feito de forma muito natural.
    Enquanto criança, não percebi a influência que as lições de tolerância, amor ao próximo e caridade teriam na minha formação hoje.
    Matérias como filosofia, sociologia e até mesmo religião, mostravam uma preocupação em formar não apenas um futuro profissional, mas também um futuro cidadão. A prática do esporte era também valorizada, dela vinha o espírito de unidade e “fair play”, pois o adversário era também um amigo.
    Graças a isso (e, claro, a uma formação doméstica condizente com esses valores) me considero uma pessoa empática e preocupada com os impactos que as minhas decisões tem na vida de outras pessoas.

    No segundo modelo:
    Bom, já nesse segundo, como já tinha vivido a experiência do primeiro colégio, pude sentir bem a diferença. Havia pouca diversidade na escola e nenhuma disciplina que ensinasse algo que não seria cobrado em futuros exames. Mesmo o ensino dos esportes era visto como algo secundário (mesmo que isso pudesse ser, inclusive, uma opção de carreira). O que se via era um colégio sem senso de coletividade, que pouco oferecia de vivência da diversidade e onde a maioria dos alunos acreditava ser um universo em si.

    ReplyDelete
  8. Durante o ensino fundamental, estudei na Escola Suíço Brasileira de ilheus. Acredito que a metodologia de ensino aplicada, integral e com a parte da tarde envolvendo conteúdos passados fora da sala de aula, com atividades de contacao de história, dança e educação física, somada a uma menor quantidade de alunos, apenas 15 por turma, e a relação intensa com os funcioanrios de todas as áreas, professores, zeladores, cozinheiras e diretora, tornou possível, de forma natural, a nossa percepção e aprendizado de valores como respeito ao próximo, independente de sua função ou cargo, colaboração com o grupo, preocupação com o outro e seus sentimentos e compartilhamento, de coisas, tempo e alimento.

    Já no ensino Medio, estudei no Instituto Nossa Senhora da Piedade. Um colégio Católico que valorizava disciplinas como religiao, ética, filosofia e sociologia e atividades constantes de caridade, com idas a creches e asilos. Dessa forma, constantemente éramos incentivados a exercer o pensament social coletivo, a cidadania, o companheirismo e amor ao proximo.

    Considero felizes as duas experiências de escola e de aprendizado e esses são, certamente, formadores do que sou hoje.

    ReplyDelete
  9. Estudei por toda a minha vida em escolas publicas da rede estadual e municipal do rio de janeiro. Convivi com diversas dificuldades de estrutura por todos esses anos. Vi professores sem receber salário, sem condições dignas de trabalho e chegarem ao ponto de abandonar a sala de aula. Tive contado com as mais diversas classes sociais, credos e raças e também vi amigos seguirem caminhos errados. Porém, com todas essas situações foi nesse ambiente que aprendi valores essencias que forjaram meu carater, ideologia e ética. Observei pessoas que mesmo com todas as dificuldades se dedicavam e faziam o possível e impossível para realizar um trabalho digno. Por isso, agradeço muito a Deus por ter me levado a estar, e viver, nessas escolas, pois foram nelas que aprendi valores de força e persistência que levo comigo até hoje.

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular posts from this blog

Educação, Convivência e Ética (Mario Sérgio Cortella)