Provas avaliam valores éticos?

Na postagem anterior comentei sobre a qualidade da educação ser avaliada pelos exames externos, como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), vestibulares ou o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA- Programme for International Student Assessment). Vale lembrar que na Constituição Federal (1988)  o artigo 206 (Da Educação) apresenta quatro princípios, dos quais destaco um: a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber.
Então eu faço o seguinte questionamento: As avaliações citadas atendem a esse princípio?
Em conversas informais com alunos e colegas, todos concordam que a maioria das escolas só preparam para a realização de avaliações externas, ou seja ensinam prioritariamente conteúdos das diferentes disciplinas.
Daí a ideia do blog de conversar sobre Escola, Educação e Valores Éticos. 
Como as escolas trabalham os valores com seus alunos? 

Comments

  1. Mais uma "pérola" resultado de uma conversa informal, quando eu estava falando do blog, a pessoa colocou as escolas como "oficina de ensino", tem a ver com o que estamos falando sobre a escola preparar para exames externos.

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  2. Katiuscia de Moraes AndradeAugust 5, 2018 at 6:13 AM

    Um questionamento muito pertinente. Mas há forma de avaliar esse tipo de conteúdo? Até porque são valores que variam muito de grupo pra grupo. Uma coisa que eu sentia muita falta na minha época de colégio é de uma "educação emocional ", mais centrada na pessoa e não nos seus resultados intelectuais.

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    1. Esse é o maior dilema na educação, até porque valores éticos se assimilam a partir de vivências, e aí temos outro questionamento, numa escola que prioriza conteúdos para obter melhores índices em exames externos, qual tempo ela disponibiliza para conscientizar seus alunos (as) para importância de valores como: cumprimentos de seus deveres como cidadão, o respeito ao próximo, a disciplina, entre outros. Para isso, uma escola tem que ter projetos devidamente alicerçados com valores que sejam compartilhados no cotidiano escolar. Logo, não se trata apenas de um "conteúdo" para ser avaliado, e sim de atitudes necessárias para que a escola tenha uma atuação muito além do que transmissão de conhecimentos, mas de reforçar a educação que a família proporciona, e isso envolve uma série de fatores, por exemplo: escolas com uma melhor estrutura física, professores melhor remunerados, entre outros.

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